Filtro de Plantas

A realização de um filtro de plantas, permite o tratamento mais eficaz das águas residuais no lago do jardim, através da circulação da água do lago por um ribeiro, plantado com plantas apropriadas. Além das acções de limpeza obtém-se ainda efeitos estéticos adicionais. A execução de tal tratamento é relativamente simples e viável para o proprietário de um lago médio.

 

1 - Importante auxiliar no controle de algas (as plantas absorvem principalmente nitratos e fosfatos pelas raízes, passando a competir com as algas por nutrientes, realizando um processo denominado Aquaponia.

2 – As plantas também absorvem amónia e algumas podem absorver metais pesados (aguapé, por exemplo).

3 - Não alteram o pH, pois o CO2 assimilado pelas plantas não vem da água, mas sim do ar, pelo facto das folhas estarem emersas.

4 - O filtro de plantas actua também como filtro mecânico (as plantas retêm partículas nas suas raízes) e biológico (as raízes oferecem superfície de contacto para a fixação de bactérias).

5 - Deverão ser utilizadas plantas com excelente capacidade de retenção de nutrientes (como o aguapé, a pistia, a salvinia, o mini papiro, etc.)

6 – Baixo custo e facilidade de construção.


Aparência do ribeiro (o filtro) no trabalho

 

Princípios de funcionamento:

A água da lagoa lenta, mas continuamente flui através do sistema radicular das plantas. Quanto mais lento o fluxo, mais eficaz é o tratamento. O sistema de filtragem deve funcionar continuamente, assim as raízes das plantas estão constantemente abastecidas com água e oxigénio. Resíduos secos significariam o fim da purificação de microrganismos e a sua morte.

 

Construção:

A maneira mais fácil seria a aplicação do ribeiro estreito, fluindo para o lago. A construção do ribeiro (fluxo) em função do terreno adjacente ao lago.

1. Se a área em torno, o permitir, o ribeiro deverá ser construído usando a queda natural do terreno ficando a sua bacia embutida no chão.


Ribeiro de secção transversal embutida no chão

 

2. Se o terreno é plano ou o nível da água é mais elevado do que a terra (malha erguida), o ribeiro deve ser construído acima do solo.


Secção transversal do ribeiro, construído acima do solo



Aplicação da primeira variante:

Fazer a escavação necessária. Aproximadamente 0,20 - 0,30 m, de profundidade e a largura de aproximadamente 1m. Revestir com tela apropriada para lagos, em seguida, encher quase até à borda com cascalho lavado ou areão (Ø 8 - 16 mm.) E preencher com plantas apropriadas num montante de aproximadamente 6 – 10 peças por m. Monte a bomba e o tubo para a circulação do fluxo de água entre a lagoa e o ribeiro.

 

Aplicação da segunda variante:

As paliçadas, poderão ser feitas com prumos de madeira tratada Ø 6 – 8 cm de ambos os lados para criar as margens da ribeira, cobrindo o leito com tela apropriada e enchendo de seguida com cascalho para suporte das plantas. Monte a bomba.

O Comprimento mínimo do ribeiro, para um lago de 4 x 5 m deve ser em torno de 8 – 10 m. O ribeiro quanto mais longo e mais largo, melhor cumprirá a sua função.


Efeito da água no rio, uma secção longitudinal

 


Efeito da água no lago, uma secção longitudinal

 

LISTA DE ALGUMAS PLANTAS para filtrar e purificar a água:

  • Scirpus lacustris (Bonho; Bunho)
  • Iris pseudacorus  (Lirio d'água)
  • Juncus inflexus L. (Junco)
  • Mentha aquatica (Citrata; Hortelã-da-água; Hortelã-da-ribeira; Hortelã-de-água; Hortelã-dos-ribeiros; Hortelã-mourisca; Hortelã-pimenta-bastarda)
  • Jencus effusus L. (Juncus)
  • Typha minima (Foguetes pequenos)
  • Typha latiofolia L. (Foguetes latifolia)
  • Typha angustifolia (Foguetes angustifolia)
  • Scirpus tabernaemontani (Junco zebrinus tabernemoutana)

 

Voltar a 08 Plantas Aquáticas

Voltar a Temas


Contacto

Amélia Palmela Decorações em Plantas Ornamentais

Av. Mariano de Carvalho, 27
2900-487 SETÚBAL


Tel: 351 265239058


Free Web Counter    Free Counter

 

 

 

 

 

 

 


Centro de Jardinagem

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:

das 09,00 às 19,00h

Ao Sábado:

das 09,00 às 13,00h

Encerra para Almoço das 12,30 às 14,30h

Descanso Semanal ao Domingo

Coordenadas GPS
Lat:  N 38,52641º
Lon: W 8,89302º

 

Idris

O Sistema de Rega para as suas Floreiras

 

 

Veja o Video