Estilos, são formas ou características que as árvores possam ter. Existem vários estilos de bonsai, dos quais se destacam os seguintes:

Estilo Ereto (Chokkan)

É o estilo mais clássico do bonsai, a combinação da perfeição com a simplicidade. É caracterizado pelo tronco completamente recto da base até ao topo. Na maioria das vezes, a simetria deste estilo ocorre devido à falta de ventos e agentes atmosféricos fortes. Os ramos não devem partir do mesmo ponto do tronco. Por mais que o CHOKKAN pareça um estilo adequado para quem está a começar, ele torna-se  demasiado difícil, pela necessidade de uma simetria perfeita tanto dos ramos como do tronco.

 

Estilo Ereto Informal (Moyogi)

Árvore erecta, mas com alguma sinuosidade ou inclinação. O Moyogi corresponde à forma que a maioria das árvores naturalmente assume. Podendo ter ramos exageradamente tortuosos ou com pouca tortuosidade; tronco extremamente grosso ou nem tanto; uma copa compactada densa ou rala; importando apenas que o aspecto final seja de informalidade. Este sim, deve ser o estilo escolhido por quem está a começar.

Estilo Inclinado (Shakan)

A principal característica deste estilo é a de que o topo, não se projecta sobre a base do tronco. As árvores geralmente apresentam uma inclinação de 45°. Quando se observa uma árvore inclinada tem-se a sensação de que ela ira tombar. O bonsai Shakan deve representar o oposto de uma árvore forte com raízes bem firmes.

 

Queda Parcial (Han-Kengai)

Também conhecido como semi-cascata. O bonsai Han-Kengai tem um aspecto horizontal e geralmente uma parte da árvore inclina-se para baixo sem passar do bordo do vaso. Um bonsai deixa de pertencer ao estilo Shakan se uma parte e treinada para um nível inferior ao do bordo do vaso, passando a ser um Han-Kengai.

 

Queda Total (Kengai)

Este estilo caracteriza-se pela maior parte da árvore cresce para baixo atingindo um nível inferior ao do bordo do vaso. O facto de um bonsai ser caracterizado como um Kengai não significa que ele esteja inteiramente em queda, mais sim que a sua parte em queda, cai realmente.

 

Voltar a Temas

 


Contacto

Amélia Palmela Decorações em Plantas Ornamentais

Av. Mariano de Carvalho, 27
2900-487 SETÚBAL


Tel: 351 265239058


Free Web Counter    Free Counter

 

 

 

 

 

 

 


Centro de Jardinagem

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:

das 09,00 às 19,00h

Ao Sábado:

das 09,00 às 13,00h

Encerra para Almoço das 12,30 às 14,30h

Descanso Semanal ao Domingo

Coordenadas GPS
Lat:  N 38,52641º
Lon: W 8,89302º

 

Idris

O Sistema de Rega para as suas Floreiras

 

 

Veja o Video